A declaração de IR serve para você mostrar à Receita Federal qual é o seu patrimônio e qual é a sua renda.

Dessa maneira, o Fisco consegue identificar se sua receita é compatível com o que você possui e se você está pagando os impostos adequadamente.

Com relação às informações que devem ser declaradas, estão os seus bens e direitos.

Logo, tudo o que você possui em seu patrimônio deve ser apresentado à Receita anualmente.

Vale saber que os imóveis estão entre os bens que devem ser declarados, ainda que eles tenham sido adquiridos via financiamento.

Você precisa incluir esse tipo de bem na declaração, caso contrário, pode ser obrigado a pagar uma multa ou até sofrer um processo por sonegação de impostos.

É de extrema importância informar todos os dados do imóvel adquirido, tais como:

  • endereço;
  • área total do imóvel em m²;
  • número da Inscrição Municipal;
  • data de aquisição.

Tendo a propriedade registrada no cartório, é necessário apontar o número da matrícula e o nome do cartório onde foi feito o registro no Imposto de Renda 2023.

Da mesma forma o financiamento, porém existe uma quantidade maior de dados a serem informados, justamente porque todos os detalhes devem ser apresentados, além de valores e demais condições da operação de crédito.

Veja abaixo as informações necessárias:
  • valor total financiado;
  • valor da entrada;
  • número total de prestações;
  • número de prestações quitadas;
  • número de prestações restantes;
  • taxa de juros do financiamento;
  • nome e CNPJ da instituição financeira que concedeu o crédito;
  • número do contrato de financiamento;
  • entre outros.

Não se esqueça, o valor pago até o momento, deve ser informado na declaração.

Exemplo: Imagine que se você comprou um imóvel em 2022. Com isso, o campo Situação em 31/12/2021 deve deixar em branco na declaração de 2023.

Porém na Situação em 31/12/2022, é preciso apresentar todo o valor pago apenas em 2022.

Na declaração de 2024, por sua vez, você deverá somar o que foi quitado em 2022 e em 2023.

Fique atento a esse detalhe, nunca coloque o valor total do financiamento, porque nesse caso resultará em erro.

Esse campo só deve ser colocado o valor total, e somente no caso de o imóvel ter sido quitado.

Ficou alguma dúvida?

A VRS Assessoria Contábil conta com um time de especialistas que podem lhe ajudar com sua declaração entre em contato pelo telefone:   11 2171 0800 ou chama no Direct, temos uma equipe pronta para atender você.

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