Enfim nesta segunda-feira (1°), o Banco Centra (BC) inicia a primeira fase do open banking, que vai compartilhar dados bancários para melhorar a oferta de serviços financeiros.

O open banking com isso vai aumentar por tanto a competitividade entre os bancos, afinal isso irá trazer certamente condições melhores para clientes de instituições financeiras.

Acesso as informações

Através de  serviço, os clientes terão acesso às informações levantadas pelos bancos, por exemplo, dados cadastrais e histórico de transações, o que vai colaborar com a busca por crédito mais barato e de melhor qualidade.

Calendário open banking

De acordo com o Banco Central, o cronograma do open banking tem quatro etapas que também sofreram reajustes. A primeira, que era para novembro de 2020, começou hoje.

A segunda via acontecer em 15 de julho. A terceira marcada para 30 de agosto e a quarta etapa já transferida para 15 de dezembro.

Na Última etapa, as instituições financeiras por tanto irão trocar informações entre si para oferecer produtos personalizados para suas carteiras de clientes.

Três Vantagens foram apontadas:

Regulação do Sistema Financeiro do BC, segundo Mardilson Fernandes Queiroz, ao anunciar o adiamento da primeira fase, afirmou que o open banking mudará a lógica de funcionamento do sistema financeiro,  ainda mais pelas vantagens, foram apontadas:

  • oferta de produtos com juros mais adequados a cada cliente;
  • aumento da concorrência;
  • inclusão de brasileiros no sistema bancário.

Serão 4 etapas:

Além disso, Queiroz ressaltou que por outro lado, países como o Reino Unido levaram pelo menos cinco anos para adotar o open banking.

No Brasil não será desse modo, as quatro etapas serão concluídas  em 2021, por tanto a possibilidade de inclusão de produtos e serviços nos anos seguintes, como ocorre com o internet banking e o PIX.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/45880/open-banking-banco-central-inicia-primeira-fase-nesta-segunda-feira/

Conheça nossa página no Facebook: www.facebook.com/VRS-Contabil

VRS Contábil - WhatsApp
Enviar