Empresas podem fazer acordos com os empregados para manter ou não folga de carnaval.

Embora o carnaval tenha sido cancelado nas principais cidades do país, como Rio e São Paulo, a maioria das empresas vão manter a dispensa de funcionários na segunda-feira (15) e o feriado na terça-feira (16).

Especialistas em Direito Trabalhista observam que, mesmo que não haja desfiles de escolas de samba ou blocos de rua por conta da pandemia de Covid-19, o feriado está mantido.

COMÉRCIO:

No comércio varejo, a maior parte dos empresários manterá a folga na terça-feira e funcionará na segunda e na quarta-feira.

INDÚSTRIA:

Na indústria, os setores os departamentos administrativo e jurídico, por exemplo, devem manter o período estendido de folga.

Já nos setores produção e que dependem da manutenção do estoque, poderá haver expediente de acordo com a demanda de produção.

A Federação da Indústrias do Rio (Firjan) informou que os sindicatos i  estão avaliando os setores para dar orientações.

As empresas estão se programando de acordo com suas particularidades.

COMPENSAÇÃO:

Para a segunda e a quarta-feira, as empresas podem fazer acordos com os empregados para a compensação das horas não trabalhadas:

“As empresas podem exigir que os empregados trabalhem segunda e quarta, mas muitas farão uso do banco de horas ou acordos de compensação.

A UNIÃO:

A União já decidiu que, para o funcionalismo público, os dias 15 e 16 de fevereiro e o dia 17 até as 14h serão pontos facultativos para os órgãos públicos federais.

Conheça também nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/VRS-Contabil

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/45856/mesmo-com-cancelamento-maioria-das-empresas-mantera-feriado-de-carnaval/

VRS Contábil - WhatsApp
Enviar